Skip to main content

1a parte

Tivemos a idéia de fazer este passeio a Lisboa no final do ano porque queríamos ir até Fátima para agradecer algumas bênçãos. O que aconteceu a seguir foi surpreendente e muito melhor.

Estávamos com um roteiro programado e com todos os pontos que iríamos conhecer.
Entretanto, antes da viagem, saímos para jantar com um casal amigo e eles nos contaram que conheciam muito de Lisboa.

Assim, convidamos para irem conosco nesta empreitada e eles aceitaram de pronto. A partir deste momento relaxamos e confiamos no que eles iriam nos propor.
Partimos logo depois do Natal voando pela Tap, a partir de Confins. Vôo ótimo, chegamos e fomos recebidos pelo Sr. Fernando, nosso motorista em Lisboa, a pessoa que nos levaria até ao nosso hotel, o Ritz Four Seasons.

O Sr. Fernando seria, como veríamos a seguir, a nossa grande surpresa em Portugal. Ele tem uma empresa que se chama Limoutravel, fala quatro idiomas e nos mostrou o que queríamos conhecer, com arte e cultura. Um espetáculo!

Ana e Jefferson já tinham todo o roteiro que faríamos, com restaurantes reservados, tudo estudado com muito carinho e atenção, eles são generosos, coisa rara nos dias que se seguem.
Eu havia pensando em fazer um post com cada restaurante que fomos, pois cada um merece um capítulo, mas, dividirei os assuntos pelos dias vividos lá, acho que será mais prazeiroso e servirá como roteiro para quem quiser fazê-lo também.

Para que uma viagem corra bem, precisa-se de boa disposição, boa companhia e de um bom guia. Tivemos a sorte de somarmos tudo isso.

Nossos amigos também deveriam ter um capítulo a parte a ser dedicado a eles, porque nos dias de hoje é muito difícil acharmos companheiros de viagem que compartilhem dos mesmos gostos e alegria de viver, e fomos afortunados, eles ultrapassaram todas a expectativas.

Quero aqui deixar também meu agradecimento ao profissionalismo do Sr. Fernando, ele é uma pessoa que gosta do que faz e faz bem feito, isso é raro . Abaixo, segue um video da empresa dele, prometi que o faria, e aí está. Se não conseguirem visualizar, procurem pelo nome da empresa no youtube.

Portanto agora, apertem os cintos porque aqui começa a nossa aventura. Não me proponho aqui a falar sobre todas as visitas que você fará em Lisboa, mas, estou lhe contando o que vivi sob minha ótica. Vamos lá!
Logo na chegada após o check in, fomos conduzidos ao Restaurante Varanda dentro do nosso Hotel Ritz Four Seasons, para almoçarmos. Uma mesa de buffet sensacional estava montada, com saladas, salmão, presuntos pata negra, aspargos verdes fresquíssimos, amuse bouche de todos os tipos e tamanhos. E nos pratos quentes, bacalhau,  arroz de pato, carnes de caça. Um seleção interminável.

E para a sobremesa, todos os doces portugueses, frutas, mil folhas, creme de chocolate e os famosos pastéis de nata.

Tivemos a tarde para descanso, porque a noite iniciaríamos a nossa primeira incursão gastronômica. O Restaurante Tavares…

Ah, vocês já ouviram falar no Tavares, que é considerado o restaurante mais ilustre e emblemático de Portugal, fomos iniciados em grande estilo.

Foi fundado em 1784, é considerado um verdadeiro marco na história da cidade de Lisboa. Ele conta com mais de duzentos anos de existência, é o mais antigo de Portugal. Situado no Chiado, um dos lugares mais charmosos de Lisboa. Nele jantaram Eça de Queiroz, Guerra Junqueira entre outros. Neste ambiente aconteceram grandes momentos da história da cidade. Os mesmos lustres de cristal daquela época estão lá a nos iluminar. O restaurante foi reformado e tem uma decoração barroca com um toque contemporâneo.

A carta de vinhos é primorosa com seleção dos melhores portugueses e de outros países.

A cozinha é rigorosa e criativa valorizando o que há de melhor da estação. O restaurante foi comandado pelo chef José Avillez, jovem que conseguiu uma estrela Michelin. Ele tinha o interesse em comprar o restaurante, mas, saiu de lá após um desentendimento. Outro chef tomou o seu lugar. Tentei conseguir o nome do outro chef, mas, a atendente falou rapidamente, parece ainda uma  ferida não cicatrizada.

Mas, nosso jantar foi soberbo, com entradas que continham abóboras cozidas com lagostas mornas, e como prato principal, um bacalhau com enguia e com purê de castanha contemporâneo, muito bom e os cavalheiros experimentaram o javali, carne de caça saborosa. Dizem que o Tavares tinha o jeito de Avillez, mas os seus sucessores não estão fazendo feio.

A seleção de vinhos portugueses e Porto foi adornada por queijos Serra da Estrela  e Azeitão. Primeira noite perfeita. Não experimentamos a sobremesa.

Na saída, nosso motorista estava a porta e nos levou até Belém para os famosos pastéis, mas, primeiramente nos mostrando a beleza de Lisboa à Noite, descrevendo cada ponto com maestria.

Ah, os pastéis ficarão na minha memória gustativa para o resto da vida!

Quem não foi, não sabe o que é a delícia das delícias, vale a pena a visita. No final só nos restou agradecer aos nossos amigos e ao motorista incansável.

Continua…

Restaurante Tavares
Rua da Misericórdia, 35 Lisboa
Telefone: 351 21 342 1112
Fax: 351 21 347 8125
Fecha aos domingos e segundas

Pasteis de Belém
Rua de Belém,84
Limou Travel
Fernando Santos
00351 967001700
[email protected]

11 Comments

Deixe um comentário