Skip to main content

2aparte


Direto para Fátima depois de tomarmos o maravilhoso café da manhã do Ritz, ou como dizem os portugueses, o pequeno almoço.

Fizemos uma pequena viagem até Fátima, uma hora e meia.

Quando chegávamos, nosso incansável motorista, Sr. Fernando contou-nos que Fátima é o nome da filha de Maomé e que em nenhum lugar do mundo havia um lugar chamado Fátima além desse, até a aparição. É um lugar considerado místico pelo árabes que fazem peregrinação até  o santuário, sendo assim fui com o coração aberto para ver o que sentiria.

Relembrou-nos dos três segredos e de como as crianças foram perseguidas pela história contada.

Instruiu-nos  que ao chegarmos ao santuário seguíssemos até a imagem do Sagrado Coração de Jesus, onde existe uma fonte. Disse também que os portugueses, sempre ao chegar lá, tomam cinco goles de água e fazem cinco pedidos para cada gole.
Chegamos lá e ficamos encantados com o tamanho e beleza do lugar.
Na verdade, estava um dia lindo e senti uma tranquilidade boa, calma, não sei se é isto que as pessoas sentem, mas, foi o que senti.

 

 

 

Assistimos a missa e deixamos cartas ao pé de Nossa Senhora, o que muito nos emocionou. Saímos dali e fomos almoçar no restaurante Tia Alice.

Ah, o Tia Alice foi uma das grandes surpresas de Portugal. Não é um restaurante contemporâneo, não tem comida fusion, sem grandes invenções.Mas, ele tem o melhor arroz de pato que já comi.

Anote o nome porque agora existem mais motivos além dos religiosos para ir em peregrinação à Fátima. O restaurante conjuga o requinte e a simplicidade com a melhor cozinha portuguesa, onde se encontram especialidades únicas. Um santuário à comida regional portuguesa onde as especialidades são feitas  com aquele toque caseiro. Ah, adquirimos este lindo decanter na lojinha!

O ambiente é rústico mas a decoração é moderna. A oscilação entre os dois registros é o que caracteriza o espaço. A decoração aposta num design do presente, como vemos por exemplo, nos lustres de tecido branco que pendem do teto em contraste com as paredes de pedra que tornam o espaço carismático. Assim fica difícil esquecer o nome da casa, emprestado pela responsável pela cozinha: Tia Alice.

Existe uma lojinha super simpatica no piso superior onde compramos um decanter em forma de pato, lindo, mostrado acima. A louça do Tia Alice é pintada à mão e pode ser comprada na loja.

Entre os pratos principais, prove a chanfana, a vitela assada em forno de lenha, o arroz de peixe e o arroz de pato do campo (para duas pessoas), além do célebre bacalhau gratinado, com ou sem camarão. O bolo de noz com cobertura de chocolate, ou doce de ovos.

Um pão excelente. Açorda de camarão. Açorda de bacalhau. Arroz de peixe. Arroz de tamboril. Linguadinhos fritos com arroz de tomate. Migas de bacalhau. Bacalhau à Tia Alice. Arroz à transmontana. Vitela assada no forno. Cabrito assado no forno. Arroz de pato. Pudim de café.

Possui um ótima carta de vinhos.

Serviço excelente. Os donos estão sempre por lá juntamente com os filhos e tomam realmente conta de tudo.
Saímos de Lá e fomos até Óbidos que é uma vila portuguesa em Leiria, no centro-oeste de Portugal. É uma cidadela como o nome indica onde as Rainhas passavam temporadas. Cidade linda, que vale ser conhecida, comemos castanhas portuguesas assadas, logo na entrada. Um costume diferente do nosso, pois o brasileiro cozinha as castanhas.

Você pensa que o nosso dia já acabou?
Voltamos a Lisboa e já estávamos com um pouco de fome, e resolvemos parar num lugar na zona verde do Parque Florestal de Monsanto, que se chama Mercado do Peixe.

Este é um lugar rústico e simples, é grande e os peixes bem frescos ficam expostos numa grande bandeja, você escolhe o que vai ser grelhado.

Comemos de entrada, presunto pata negra cortadinho na hora, camarão tigre grelhado e as amoejas, que é uma espécie de vongole.

Para jantar um peixe grelhado fresquinho, fresquinho…

Tudo simples e maravilhoso. Comida boa, bom peixe. Excelente.

Voltamos ao Hotel enquanto nos deliciávamos com Lisboa a noite.

Perfeito.

Os próximos posts da viagem serão mais direcionados aos restaurantes visitados e intercalaremos com outros posts mais tropicais!

Enjoy.

Restaurante Tia Alice
Rua do Adro, 152 – Fátima
+351 249 531 737
Ourém, Santarém

Restaurante Mercado do Peixe
Estrada Casal Pedro Teixeira 84
21 361 6070
Caramão da Ajuda, Lisboa

11 Comments

Deixe um comentário